NÚCLEO DE TRADIÇÕES ACADÉMICAS

O Núcleo de Tradições Académicas da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco é presidido pelo Dux Veteranorum, e é composto por dois Gabinetes, Conselho de Veteranos e Comissão de Praxe, e tem como objectivos regulamentar e aplicar a Praxe Académica na Escola Superior de Tecnologia, fazendo sempre cumprir o Regulamento de Tradições Académicas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e o Código de Praxe da Escola Superior de Tecnologia

O Núcleo de Tradições Académicas da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (NTAAEESTCB) é o organismo composto por Adeptos da Praxe da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, cuja principal missão é exercer, regular e fiscalizar a Praxe Académica na Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. O Núcleo é presidido por um(a) Adepto(a) da Praxe designado(a) por Dux Veteranorum e possuindo este dois gabinetes, designados por Conselho de Veteranos que funciona como órgão regulador e Comissão de Praxe como órgão executor da mesma. Estes gabinetes são designados por Órgãos da Praxe e reconhecidos na Comunidade estudantil como tal.

O NTAAEESTCB tem como principais objectivos a dinamização de actividades académicas e a integração na nossa Escola e na bela cidade de Castelo Branco que nos acolhe ao longo da nossa Vida Académica. Para que isso aconteça é essencial que todos os Estudantes participem nas actividades académicas dinamizadas pelo NTAAEESTCB. Assim, todos os Estudantes conhecerão o enorme orgulho e prazer de fazer parte desta grande família que é a ESTCB.

A Praxe e a Tradição Académica trata-se do conjunto de Usos e Costumes sempre realizados sob a saudável convivência e respeito pelo estudante como ser humano, cidadão e colega, acima de qualquer hierarquia contra todos os que atentarem contra a mesma. A praxe nunca deve ser um meio para actos de violência e/ou humilhação, mas sim um veículo para induzir no estudante um Espirito Académico de entreajuda, integração, educação e solidariedade entre os estudantes. Como tal, a praxe também não se trata de uma obrigação mas sim de uma opção. Contudo todos a que ela aderem serão obrigados a cumprir o Código de Praxe e reconhecer o NTAAEESTCB.

Nesta Escola a Praxe e as Tradições Académicas são bastante valorizadas, por isso mesmo a ESTCB é uma escola de referência no IPCB.

O Código de Praxe da ESTCB foi aprovado em Reunião Geral de Alunos (RGA) no dia 14 de Fevereiro de 2012, no Anfiteatro B desta Escola. Este Código de Praxe é a prova viva, do empenho, dedicação e desejo dos estudantes da ESTCB em tornar a vida Académica e as suas Tradições, numa peça fundamental para todo o Estudante Superior.

Façamos desta Vida Académica os momentos mais importantes e mais felizes da nossa vida, mesmo com os bons e maus momentos passados aqui.

Com as mais cordiais Saudações Académicas,

O Dux Veteranorum e Presidente do NTAAEESTCB

Diogo Branco Ferreira